quarta-feira, 12 de maio de 2010

Volantes especiais

Volante em aço 4340 para motor Mitsubishi 4G63 (six bolt), para embreagem multidisco

O volante do motor é um disco de metal no qual é aparafusada a embreagem e possui três funções:

1. Acumular energia cinética para suavizar o funcionamento do motor que é naturalmente instável, em razão da combustão ocorrer alternativamente dentro dos cilindros. (daí o nome motor alternativo à combustão interna)  

2. Oferecer uma superfície sólida, plana e com massa apropriada para dissipar o calor do atrito com o disco de embreagem, sendo ele a peça que acopla o motor ao câmbio através do disco e prensa de embreagem. 

3. Permitir que o motor de arranque impulsione o motor no momento da partida através de seus dentes externos, chamados de "cremalheira", que quando em contato com os dentes do pinhão do motor de arranque, fazem o motor girar para que possa ser iniciada a combustão. 

Uma das peças mais importantes para a performance e a segurança de um carro de competição, é um volante de motor de qualidade. Os volantes originais são fabricados em ferro fundido, que é um material bastante dur e resistente ao atrito com a embreagem, mas suas propriedades não são as ideais para uma peça de alta performance.

Sendo este um material mais barato para a fábrica, o volante de ferro fundido é funcional em sua forma original, mas não é ideal para ser aliviado, pois o volante do motor acumula uma energia muito grande tornando-se uma peça perigosa, que se por alguma eventualidade, em função de estar aliviado ou com pequenas trincas, vier a se dsprender do carro, pode causar uma tragédia.

A energia é tanta, que um pedaço dessas peças pode facilmente penetrar as chapas do monobloco do carro como se fossem de papel e atingir o piloto. Além disso, não são raros os casos de MORTE causados por volantes que se desprendem, atingindo os espectadores das provas de arrancada com seus estilhaços.

Veja os danos causados em um caso assim:




Felizmente os estihaços foram para a frente do carro e não acertaram ninguém, mas repare como atravessaram o capô do carro como se não existisse. Imagine se fosse o assoalho do carro, onde estão os pés do piloto...

Outro motivo para substituir um volante original já cansado pelo uso, é a fadiga do material. Com o tempo e os ciclos térmicos que ocorrem graças ao atrito com a embreagem, os volantes tendem a trincar. As trincas podem se alastrar com o uso e o volante, caso esteja instalado em um motor de alta performance, pode vir a se quebrar. 

Exemplo de volante trincado, no qual foi aplicado contraste para melhor visualização de todos os danos que nem sempre são visíveis a olho nu. A peça teve de ser substituída.

Por isso, se o seu projeto envolve um volante mais leve, ou mesmo o aumento substancial do giro do motor, não arrisque seu carro, sua caixa de câmbio, sua integridade física ou mesmo a vida dos outros. Invista em um volante de qualidade, parafusos sempre novos e de boa qualidade para o volante e a embreagem e se possível, também uma cinta de proteção para conter parte dos estilhaços em caso de falha. 

A Sprint oferece o serviço de projeto e usinagem de volantes em aço ou alumínio, para embreagens de disco simples ou multidiscos de qualquer marca, projetados em 3D e usinados em torno mecânico ou centro de usinagem CNC, dependendo das necessidades de cada projeto. 

Veja algumas fotos:

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