domingo, 2 de maio de 2010

Uno 1.6R turbo


Este no 1.6R turbo pertence ao Gustavo Dias. Foram criadas diversas soluções não convencionais para a instalação de um turbo KKK K24, originalmente retirado de um Audi RS2. Uma vez que o turbo era relativamente volumoso para ficar no local original do Uno Turbo de fábrica, interferindo com sistemas como por exemplo o ar condicionado, foram fabricadas várias peças em aço inox para posicionar o turbo na parte frontal do motor, onde havia mais espaço.

O destaque desse sistema é a parte de baixo do coletor em aço inox que é conectada ao coletor original de ferro fundido, posicionando o turbo na parte da frente do cofre, passando por cima da caixa de câmbio. Essa solução é interessante, pois além de trazer qualidade e acabamento ao sistema com meio coletor de aço inox, também reduz o custo, já que utiliza o coletor de ferro fundido original.

O escape sai do turbo pelo lado do motorista e faz a volta para sair por baixo do carter, como em um motor de fluxo cruzado GM, mas ocupa o espaço onde estava a barra estrutural que une a parte da frente com o restante do monobloco. Essa barra é muito importante, já que o Uno não possui longarinas inferiores.

A barra então teve de ser totalmente refeita e o espaço ficou apertado para ela e para o escape de 2 1/2 polegadas. Mas tudo foi possível com a devida paciência.

Outras peças criadas foram a pressurização, o retorno de óleo para o turbo e uma tubulação de arrefecimento, que teve de ser construída para substituir uma mangueira de borracha que ficava exatamente onde agora está o turbo.

A adaptação foi trabalhosa, mas o resultado foi muito satisfatório. Veja as fotos:


3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...