sexta-feira, 7 de maio de 2010

Instalação de kit nitro

 Instalação de kit nitro em Civic SI: 230 CV na roda, quase 280 CV no motor.

Outro serviço que executamos na Sprint é a instalação de kit nitro. O sistema de óxido nitroso é recomendado para competição e existe como um poderoso recurso para aumento de potência através da injeção do gás.

A saturação de oxigênio no óxido nitroso é maior do que a quantidade contida no ar atmosférico, assim ao injetar o óxido no motor há um considerável aumento do comburente admitido, o que permite que seja injetado também mais combustível. O resultado final é um aumento no torque e na potência máxima do motor.

Qualquer motor pode se beneficiar do uso do kit nitro, mas os sobre-alimentados com turbos ou compressores de outros tipos conseguem vantagens ainda maiores através do resfriamento do ar admitido, sendo o nitro utilizado com sucesso como uma solução para evitar o uso de radiadores como intercoolers, watercoolers ou icecoolers.

A maioria dos motores aceita cerca de 50% de potência extra com o óxido sem grandes riscos, mas para isso é preciso respeitar certas regras na instalação e na utilização do sistema.

Pequenas precauções como não injetar o gás abaixo de uma determinada RPM (que varia de motor para motor, mas em geral é na casa dos 3000 rpm), não acionar o sistema sem estar com o pé no fundo do acelerador, verificar sempre o peso, a temperatura e a pressão da garrafa e "purgar" a linha de nitro são alguns dos cuidados que o piloto deve ter. 

E a instalação deve também respeitar algumas regras. Cuidado ao instalar as mangueiras de combustível para evitar que sejam rompidas causando um potencial incêndio no carro, instalar corretamente o chicote elétrico, para garantir segurança e um perfeito funcionamento do sistema, bons suportes para os solenóides e uma instalação segura para o fogger, além de, principalmente, uma calibragem correta para os giclês de combustível e nitro, levando em conta a pressão de combustível do motor. Isso é o que vai garantir que o nitro não danifique o motor, como muitos pensam que ocorre sempre que se instala o kit.

Instalação de kit nitro em Civic LX: 200 CV no motor

Outros cuidados também merecem consideração, como por exemplo a verificação do ponto máximo de ignição e a eventual necessidade de um atraso de ponto, seja em função do ponto máximo muito alto (carros com chips de potência por exemplo) ou potência de nitro muito alta.

Outra questão menos comum, mas também relevante, é verificar se a bomba de combustível utilizada comporta esse aumento de potência. Por isso mesmo é interessante também verificar a pressão de combustível com um manômetro ou datalogger, e também  a mistura de combustível com uma sonda de banda larga, para ter certeza de que a mistura não está pobre.

Por fim, pode fazer-se necessário o uso de velas de grau mais alto, ou "mais frias", ajustadas com uma folga um pouco menor, já que a densidade dos gases admitidos é maior do que o normal, exigindo mais força do sistema de ignição para a centelha vencer a mesma distância.

São muitos detalhes a observar, mas o kit nitro tem de longe a melhor relação R$ x CV para carros de uso diário que pretendem acelerar eventualmente nas pistas de arrancada: Além das vantagens do fácil aumento de potência, ainda existem todas as questões de praticidade, pois o carro com nitro pode ser totalmente original, inclusive com filtro de ar, escape completo e catalisador. Quando não está utilizando o kit, o carro mantém seu consumo, comportamento e nível de ruído originais de fábrica. Uma vez que você não quer mais o carro, pode retirar o kit e vendê-lo completamente original, sem a necessidade de desfazer alterações complicadas. 

Além disso, o próprio kit retém um bom valor de revenda, sendo algo que você pode futuramente passar adiante.

Veja alguns carros com nitro:


Se você quer participar de competições de arrancada com seu carro de rua, sem fazer grandes alterações, mas com uma performance de mais respeito, ou melhorar a performance de seu carro de competição sem gastar milhares de reais, o kit nitro é uma solução muito interessante. 


5 comentários:

  1. Show de bola este post! Sou um adepto do nitro e sempre to enchendo o saco do Vicente com minhas dúvidas... Aqui no int de SP agora que estão começando a desmistificar o uso e consequentemente o nitro está se popularizando. Tomara que logo esteja tão popular como é ai com o pessoal da AD.
    Saudações!

    Gustavo Serrano

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. parabens para a rapaziada de arrancadas ,estou muito orgulhoso por essas dicas de nitro,fico pensando em ter um,um abraços pra minha faliliaai de severinia ,cajobi,rio preto ,meu primo guilherme hissashi miamoto todos vcs ,vlw galera da cohab 2 tamo junto.

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  4. Bom dia meu nome é Vanderlei, E tenho um tempra16v ano95 e ando com ele a tres anos turbinado, com 0.4 de pressão, turbina dpl e um intercule que instalei mas vi depois q não era necessario um intercule pela pressão q uso na turbina,que é baixa e uso o carro diariamente e viajo tambem com ele. o rendimento depois da turbina p mim é ótimo e tenho um a maior das intençoes de instalar um kit nitro, mas quando chego em algum lugar p instalar a maioria dizem q não é viavel, o q vcs me diz?

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  5. Qual gigles devo usar para um Civic Si sem Hondata, desejo 50cv

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